A alegria do Senhor é a nossa força


A ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA

Texto Base: Neemias 8.10b

A alegria é — sempre — uma força, porém, as “alegrias” que não vêm de Deus terminam em tristeza: “Até no riso tem dor o coração, e o fim da alegria é tristeza” (Pv 14.13). Somente a ALEGRIA QUE VEM DE DEUS é FORÇA PARA VIVER.

Mas, no que consiste a alegria que vem de Deus?

1. CONSISTE NA ALEGRIA DE “SER”

  • Alegria de sermos filhos de Deus: “Mas, a todos quantos o receberam [Jesus], deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome” (João 1.12).
  • Alegria de sermos salvos: “Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário” (Salmo 51.12).
  • Alegria de sermos vitoriosos: “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Romanos 8.37).

2. CONSISTE NA ALEGRIA DE “TER”

  • Alegria de termos o Espírito Santo habitando em nosso coração: “Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós” (2 Timóteo 1.14).
  • Alegria de termos todas as bênçãos espirituais: “Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” (Romanos 8.32).

3. CONSISTE NA ALEGRIA DE “FAZER”

  • Alegria de servir e adorar a Deus: “Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico” (Sl 100.2).
  • Alegria de fazer parte do povo de Deus: “Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos” (Atos 2.46-47).

Conclusão
A alegria do Senhor em nossas vidas consiste em sermos filhos de Deus, vitoriosos, termos o Espírito Santo de Deus habitando em nós, termos toda sorte de bênçãos espirituais e de fazermos parte do povo de Deus, serví-lo e adorá-lo.




Sugestões de quebra-gelo para a célula:

  • Pedir que alguém conte um momento de sua vida em que não conseguia parar de rir.
  • Pedir que todos riam juntos (no começo a risada sai meio que “forçada”, mas, alguns segundos depois, já será prazeroso rir assim, coletivamente).

Sugestões de perguntas (dos tipos “O que?”, “Qual?” e “Como?”) — sobre a mensagem — a serem feitos na célula:
O que você entende por “Alegria do Senhor”?
O que uma pessoa precisa fazer para ter a “Alegria do Senhor”?

A “Alegria do Senhor” consiste em “SER” (ser filho de Deus, ser salvo e ser vitorioso), em “TER” (ter o Espírito Santo e ter as bênçãos espirituais) e “FAZER” (fazer parte do povo de Deus, adorar e servir a Deus). Em qual destas 3 áreas você precisa crescer?

Como a alegria do Senhor tem-se manifestado na sua vida?
Como eu faço para crescer na “Alegria do Senhor”?

 

Autoria: Pr Ronaldo Franco

Updated: janeiro 19, 2015 — 9:55 pm

1 Comment

Add a Comment
  1. Parabéns!!!
    Amei a explicação sobre alegria !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 Frontier Theme