Os amores da Bíblia

amores da bíblia

AMORES DA BÍBLIA

Há quatro palavras na Bíblia que são traduzidas para o português como Amor.

a) ÁGAPE: É o amor maior; uma virtude especificamente cristã.
b) STORGE: É o amor familiar; profunda afeição entre os membros da família.
c) FILÉO: É o amor entre amigos; é uma forte ligação entre pessoas que compartilham um interesse ou uma vida comum.
d) EROS: É o amor sexual; que deve existir dentro do casamento.

No entanto, o que nós queremos enfatizar neste estudo é o fato de que amor na Bíblia não é um sentimento isolado; trata-se, isto sim, de ATITUDES. Dizer “eu te amo” significa, antes de mais nada, ter atitudes bondosas para com a pessoa.

1. AMOR A DEUS
O amor a Deus se concretiza por meio de uma atitude INCONDICIONAL para com o Criador e deve estar acima de todas as coisas, inclusive dos nossos próprios interesses (descanso, sossego, segurança, bênção, prosperidade, cura, sucesso etc.).

2. AMOR FAMILIAR
O amor familiar se concretiza por meio de uma atitude PERMANENTE de respeito, afeição e cuidado para com os nossos familiares.

3. AMOR AO PRÓXIMO
O amor ao próximo se concretiza por meio de uma atitude EVENTUAL para com um estranho que precisa de ajuda, que não envolve, necessariamente, sentimentos de afeto (este amor é mais fácil de ser entendido por meio da ilustração apresentada por Jesus, conhecida como a Parábola do Bom Samaritano).

4. AMOR AO INIMIGO
O amor ao inimigo também se concretiza por meio de uma atitude EVENTUAL, mas, diferente do amor ao próximo, não se trata de uma pessoa ou grupo estranho, e envolve sentimentos de desafeto.

O Cristão deve amar seu inimigo (isto é, ter uma atitude bondosa para com ele), mas isso não significa ter que gostar ou ter afeição pelo inimigo.

5.AMOR AOS IRMÃOS DA FÉ
O amor aos irmãos da fé se concretiza por meio de uma atitude PERMANENTE para com os demais cristãos, que só se sustenta numa relação de RECIPROCIDADE (isto é, eu te ajudo, você me ajuda).

“A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, a não ser o amor recíproco” – Romanos 13.8.

 

CONCLUSÃO
Qualquer que seja o amor em questão, todos eles se concretizam por meio de uma atitude bondosa.

 

 

amores da bíblia, amores da bíblia

Updated: junho 9, 2015 — 12:34 am

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 Frontier Theme