Chorai com os que choram!

 

CHORAI COM OS QUE CHORAM

Romanos 12.15b

Objetivo desta mensagem: Meditar nos efeitos benéficos de “chorar com os que choram”.

INTRODUÇÃO
Chorar sozinho pode ser mais dolorido que a própria dor que estamos sentindo. É muito bom quando alguém chora conosco, não é mesmo? E a pessoa que chora conosco, como é que ela fica? Ela também é abençoada, pois chorar com os que choram causa em nós pelo menos dois EFEITOS BENÉFICOS:

1º Efeito benéfico: Chorar com os que choram nos torna mais HUMILDES
A igreja e as Células devem ser lugar onde as pessoas podem chorar à vontade, pois sabe que ninguém vai criticar e, muito provavelmente, alguém vai chorar junto.

E isso é muito bom, por que, além de confortar a pessoa que chora, lembramos o quanto nós somos fracos e carentes de um ombro amigo, e que muitas vezes, não damos conta sozinhos das lutas e provas que nos sobrevêm.

“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” – Mateus 5.3.
“Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” – Tiago 4.6.

2º Efeito benéfico: Chorar com que choram é um excelente remédio contra o EGOÍSMO
Egoísmo é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, sem se importar com o meio ambiente e as demais pessoas.

A Bíblia nos diz que nos últimos tempos as pessoas seriam “amantes de si mesmas” (II Tm 3.2), tristes, sozinhas, abandonando e sendo abandonadas.

Chorar com os que choram é um excelente remédio contra o egoísmo, pois nos faz parar, ouvir, entender, sentir e chorar a dor do outro e, naquilo que estiver ao nosso alcance, ajudar.

O contrário do egoísmo é o amor: “Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros” João 13.34.

CONCLUSÃO
– Chorar com os que choram causa em nós ao menos dois Efeitos benéficos:
• Nos torna mais humildes.
• Combate o egoísmo.

APELO
– E você, qual foi a última vez que chorou com alguém?

Sugestão de dinâmica para as células:
Pedir que alguém conte uma cena de um filme ou uma história triste que o tenha feito chorar (devem ser evitadas histórias constrangedoras ou inadequadas, histórias de pessoas conhecidas dos participantes da Célula e, também, piadas e anedotas). Desafie-os a contar com emoção, prometendo um presente (bombom, bala, caneta etc.) a quem conseguir fazer algum participante chorar (de verdade).

Depois, pedir que estas mesmas pessoas revelem por que choraram ao ver/ouvir estas cenas ou histórias (o que sentiram, por que sentiram o que sentiram).

Autor: Pr Ronaldo Franco

Updated: janeiro 19, 2015 — 9:53 pm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 Frontier Theme