Dois tições fumegantes

DOIS TIÇÕES FUMEGANTES
Isaías 7.1-7

 “O Senhor Deus disse a Isaías: — Diga ao rei que fique alerta, mas que não perca a calma; que não tenha medo, nem fique desanimado por causa do ódio do rei Rezim, dos sírios e do rei Peca. Eles são menos perigosos do que dois tições soltando fumaça. Eles combinaram o atacar o Reino de Judá e conquistar o seu povo. Porém eu, o Senhor, afirmo que isso não acontecerá”.

O PANO DE FUNDO HISTÓRICO
Quando o povo soube que os seus inimigos tinham feito um acordo militar para atacá-los, diz a Bíblia que eles “tremiam mais que varas verdes”, pois quando dois ou mais problemas surgem de uma só vez, as pessoas se sentem incapazes e sem forças para resolvê-los.

Deus manda o profeta Isaías entregar uma palavra para rei, de orientação, conforto e esperança:

  1. PALAVRA DE ORIENTAÇÃO
    “Que fique alerta, mas que não perca a calma; que não tenha medo, nem fique desanimado”.

.    1.1 – Fique alerta (vigia).
.    1.2 – Não perca a calma (não tome decisões precipitadas).
.    1.3 – Não tenha medo.
.    1.4 – Não fique desanimado.

.    O momento era, de fato, tenso e perigoso e estas quatro orientações divinas foram muito úteis. Deus orienta o Seu povo por que Ele nos ama. Ele é um Pai de amor.

  1. PALAVRA DE CONFORTO
    “Eles são menos perigosos do que dois tições soltando fumaça”.

.    Naquele tempo era muito comum o uso de tochas de fogo nas batalhas, para incendiar as fortalezas, as casas e até as pessoas. Mas Deus “apagou” o furor do inimigo e os transformou em tocos de pau queimado, simples tições soltando fumaça.

  1. PALAVRA DE ESPERANÇA
    “Eles combinaram o atacar o Reino de Judá e conquistar o seu povo. Porém eu, o Senhor, afirmo que isso não acontecerá”.

.    Não importa o que os inimigos de Judá combinaram contra ele, Deus está garantindo que isso não acontecerá.

CONCLUSÃO
Quando dois ou mais problemas surgem ao mesmo tempo ficamos assustados, com medo e até desanimados. Mas Deus nos envia palavras de orientação, conforto e esperança.

Autor: Pr Ronaldo Franco

 

PONHA EM DISCUSSÃO
1. Alguma vez em sua vida dois ou mais problemas surgiram de uma só vez? Quais eram eles?
.   Respostas pessoais e variadas.

  1. O que geralmente acontece quando dois ou mais problemas surgem de uma só vez?
    Resposta
    : Geralmente as pessoas ficam assustadas, com medo e até desanimadas.

3. Quais são as orientações divinas nestes momentos difíceis da nossa vida?
.   Resposta: Fique alerta, não perca a calma, não tenha medo e não fique desanimado.

  1. Quais foram as palavras divinas de conforto e esperança?
    Resposta
    : Deus apagou o “furor” dos inimigos e garantiu que os seus planos não iam dar certo.
  1. O que mais Deus falou ao seu coração através dessa mensagem?
    Respostas pessoais e variadas.

7 Comments

Add a Comment
  1. Deus quer dizer ele esta no controle nada acontecerá confie não perca a fé.

  2. Suely martinelli menezes

    Deus quer que nós tomemos uma titude de coragem para que nós não fiquemos assustados e muito menos desanimados por que todo controle estar em suas mãos.

  3. Luciano Medeiros breder

    Deus que me dizer que os planos dele e perfeito que a minha falta de fé não deixe que se cumpra na vida o que ele reservou pra mim,ele tá me dizendo acalma porque eu sou o teu Deus !

  4. Eu já estava deitada quando ouvi, Deus quer falar com VC e foi exatamente essa a palavra

  5. Deus está dizendo pra mim, que pro mais difícil que seja a dificuldade que estou passando, ELE vai estar junto de mim pra solucionar; portanto não posso temer, nem desanimar e nem vacilar, aoenas enfrentar junto DELE e confiar…

  6. Q realmente quando os problemas vêm,ficamos assustados, se sentindo incapacitados. Mas Ele é Deus.com a sua misericórdia nos ensina as estratégias.

  7. Eu entendi que somos limitados e que não conseguimos ir pra lugar algum se DEUS não estiver com nosco. ELE quer cuidar de cada um de nós, basta que confiemos NELE de todo nosso coração.ELE tem cuidado de nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 Frontier Theme