Emanuel, Deus conosco em todos os momentos


EMANUEL, DEUS CONOSCO EM TODOS OS MOMENTOS

Texto bíblico: Isaías 41:10 ­ A Bíblia na Linguagem de Hoje:
“Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão”

Objetivo desta mensagem: Fortalecer nossa confiança e devoção em Deus, pois é Ele quem nos ajuda em todos os momentos.

INTRODUÇÃO:
O nosso Deus é um Deus presente, que nos ajuda e nos fortalece quando nos falta coragem. Ele nos dá as GARANTIAS de que precisamos para confiar em Seu poder.

1ª GARANTIA: Não precisamos ter medo, pois Ele está conosco.

O medo não é de todo ruim. Ele pode nos proteger de perigos reais, como atravessar a rua, a olhar primeiro se não vem um carro. Não brincar com fogo, pois podemos nos queimar. Não brincar com fios eletrizados, pois um choque pode ser fatal.

O problema é quando o medo começa a invadir outras áreas da nossa vida, trazendo insegurança, nos impedindo de progredir, de sonhar, de lutar de conquistar ou até sofrer antecipadamente pelo medo que algo ruim possa acontecer em sua vida, como perder os filhos para as drogas, perder o conjuge, nunca encontrar a pessoa amada, entre outros problemas. O fato é que talvez isso nunca aconteça, mas perdermos tempo e energia, pensando que o pior sempre está para acontecer.

Contudo, Deus nos garante que não precisamos ter medo, pois Ele está conosco. Em Isaías 7:14, a profecia acerca de Jesus diz que a jovem [sua mãe], lhe dará o nome de Emanuel, que em hebraico quer dizer Deus está conosco.

E Jesus quando nos deixou a grande comissão de irmos por todo o mundo, pregando o evangelho e ensinando as pessoas a guardar todos os mandamentos, nos assegurou que estaria conosco todos os dias. “…estou convosco, todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28:20).

2ª GARANTIA: Não precisamos nos apavorar, pois Ele é o nosso Deus.

As pessoas vivem apavoradas, preocupadas, receosas, muitas entram em pânico, pois os noticiários nos trazem horrores e mais horrores: notícias de roubo, sequestro, assassinato; é o governo que rouba seu povo, é uma crise mundial que se alastra por todos os países; são doenças mortais se espalhando, guerras e rumores de guerras; religiosos se matando e matando pessoas em nome de seus deuses.

Como viver num mundo desse e não ser afetado por alguns desses quadros problemáticos? Como não ficar estressado, vendo a natureza sendo destruída e os humanos se matando? O horror é tanto que alguns preferem o suicídio.

Mas Deus nos diz: “Não se apavorem, pois eu sou o seu Deus”.

No entanto muitos tem adorado e se dedicado a outros deuses como: o trabalho, o dinheiro, a fama, o sucesso, a saúde, o patrão, a empresa, os amigos, imagens e esculturas, espíritos, anjos, etc… a lista é enorme. Para esses que depositam suas vidas e confiança nesses deuses, o recado é: Se apavorem e muito, pois Deus não divide a sua glória com ninguém! (Isaías 42:8).

E não tem compromisso com quem não tem compromisso com Ele. Quem não o coloca como único e exclusivo Deus de sua vida.

Conclusão

Não precisamos temer as circunstâncias que nos rodeiam, pois sabemos quem é o nosso Deus e que Ele está conosco. Deus fortalece nos momentos de fraqueza e protege com suas mãos fortes, aqueles que confiam nele e O adoram como único e verdadeiro Deus.

Autor: Pr Fernando Matoso

 

PONHA EM DISCUSSÃO
1. Por que o medo não é uma coisa ruim em si mesmo?
Resposta: Por que nos ajuda a evitar os perigos reais da vida.

2. Quando é que o medo se torna um problema?
Resposta: Quando se torna doentio e invade outras áreas da nossa vida, “travando” a pessoa.

3. De acordo com o texto, quais garantias Deus dá ao Seu povo para afastar o medo e o pavor?
Resposta: 1) Ele está conosco; 2) Ele é o nosso Deus.

4. De acordo com a mensagem, com quem Deus têm compromisso?
Resposta: Somente com aqueles que têm compromisso com Ele.

5. O que mais Deus falou ao seu coração através dessa mensagem?
Respostas pessoais e variadas.

 

Updated: janeiro 21, 2015 — 3:30 pm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 Frontier Theme