Envolvidos ou  comprometido

Envolvidos ou  comprometido – Mt 9:35-38

INTRODUÇÃO:  Eu quero dizer nesta manhã neste culto de celebração que em todas as áreas da vida existem 2 tipos de pessoas: o comprometido e o envolvido.

No trabalho, na vida social, no casamento, na igreja, no ministério… Em todos os lugares existem os envolvidos e os comprometidos.

Um  das piores qualidades que uma pessoa pode ter na minha modesta opinião é a falta de compromisso e responsabilidade.

E digo isto em todas as áreas da vida: se eu arrumo um emprego eu tenho que ter compromisso com o meu patrão, com o meu chefe.

Se eu resolvo me casar então eu tenho que ter compromisso com a minha esposa.

Infelizmente tem muita gente que tem emprego, mas não tem compromisso com seu trabalho. Tem muita gente que se casa, mas não tem compromisso com sua esposa.

Estão apenas envolvidos em uma empresa, estão envolvidos em um casamento, nada de compromisso! Nada serio!

Quando falamos em ministério, obra de Deus, infelizmente não é diferente! Existem muitos crentes que se envolvem, mas não se comprometem.

Por isso Jesus disse que: a seara é grande e poucos são os trabalhadores, rogai, pois ao Senhor da seara para que enviei trabalhadores para sua Seara.

Quando olhamos para os púlpitos da igreja parece que esta palavra de Jesus  perde o sentido.

Em todas as igrejas parece que o numero de obreiros é ate mais do que o necessário os púlpitos estão cheios de obreiros.

Mas a grande verdade é que Jesus não disse isto por acaso, Jesus nunca diz nada que seja desnecessário.

Existem muitos obreiros nas igrejas, mas infelizmente muitos estão apenas envolvidos e poucos estão realmente comprometidos.

Quero dizer nesta manhã que uma das maiores crises que a igreja da atualidade esta passando é justamente a falta de compromisso.

Vivemos em geração  de crentes que perderam o compromisso com Deus, com a igreja, e com a sua palavra.

Na verdade estamos envolvidos com as coisas de Deus, mas não estamos comprometidos.

Só existe um jeito de haver multiplicação na obra de Deus.  Quando os obreiros da obra do Senhor tiver compromisso com o Senhor da obra.

Existem 2 tipos de obreiros na igreja, obreiros envolvidos e obreiros comprometidos. E é justamente sobre isto que quero falar nesta manha.  Vejamos:

1º DIFERENÇA ENTRE SER ENVOLVIDO E SER COMPROMETIDO

Existe uma grande diferença entre ser envolvido e ser comprometido.

De acordo com o Dicionário  Envolver significa: Enrolar-se, embrulhar-se, cercar, rodear, circundar, incluir-se, tomar parte.

O envolvido está junto, mas não vai se comprometer em ficar quando as coisas não estiverem de acordo com aquilo que ele espera.

O envolvido quer apenas somar, aparecer mostrar que está fazendo.

Estar envolvido é ficar somente enquanto não precisar perder nada, estar envolvido é dar-se em parte, é estar junto enquanto está tudo bem.

Já o significado de Comprometer é:Obrigar-se por compromisso, expor-se a risco, dar como garantia moral.

O comprometimento acrescenta o sentido de obrigação, responsabilidade e moral. Estar comprometido é disponibilizar-se inteiramente, é estar disposto a enfrentar qualquer coisa em beneficio do compromisso assumido.
Existem obreiros envolvidos com a obra do Senhor, fazem parte do ministério, tem carteirinha de obreiro, participa de algumas reuniões, senta no púlpito da igreja, mas não tem compromisso nenhum!

Se a coisa apertar ele esta fora! Se a coisa ficar feia não precisa contar com ele! É só um envolvimento e nada de comprometimento.

Quando Jesus estava aqui, ele fez muitos milagres, curou enfermos levantou paralíticos,abriu os olhos dos cegos, e até mortos ressuscitou.

Era grande a multidão que seguia Jesus, mas, Jesus começou a pregar uma mensagem mais dura, mais exortativa;

E ai as pessoas começaram a se retirar dele Jo 6:66. Parafraseando o texto:esperai! Eu tava seguindo este camarada pra ouvir uma coisinha boa! Uma mensagenzinha agradável! Quem sabe receber um milagre! Uma cura! Ver os pães serem multiplicados!

Mas, agora ele vem com esta mensagem dura, não! Eu não tenho compromisso nenhum com este Jesus! Não! Eu vou-me embora!

Todos ali se retiram e só ficaram os discípulos por que tinha um compromisso com Jesus, e ai Jesus irado disse para eles:

Vos também não quereis vós retirar? Mas Pedro respondeu: Senhor para onde iremos nós se só tu tens palavra de vida eterna! Jo 6:68

Em outras palavras: nosso compromisso é com o Senhor, não temos outro, lugar pra onde ir é só contigo mesmo e não tem  jeito não!Só Senhor tem palavra de vida eterna!

Ei! Nesta manha Deus esta a procura deste tipo obreiros homens e mulheres que querem ter compromisso com ele.

Ou bom ou ruim nosso compromisso é com Deus! Faça chuva ou faça sol nosso compromisso é com Deus!

2 VEJA ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE O COMPROMETIDO E ENVOLVIDO

O envolvido é crente. O comprometido é discípulo.

Todo discípulo é crente mais nem todo crente é um discípulo.

Discípulo é a pessoa que segue os ensinamentos do mestre Jesus.

Que prática a palavra do evangelho, que vive o que prega e prega o que vive..

Precisamos ser crentes? Sim! Precisamos ser envolvidos? Sim! Mas acima de tudo precisamos ser comprometidos com Deus.

Todo comprometido está envolvido, mas nem todo envolvido é comprometido.
Vejamos algumas diferenças entre o envolvido e o comprometido, para que possamos entender melhor.

1: O envolvido espera pelo peixe = o comprometido vai pescar.
2: O envolvido espera pelo pão material =o comprometido alimenta-se do pão da vida.
3: O envolvido gosta de elogios = o comprometido  gosta de sacrifícios vivos.
4: O envolvido pensa em si mesmo = o comprometido pensa nos outros.
5: O envolvido exige  visita = o comprometido faz visita.
6: O envolvido é guiado pelas circunstâncias = o comprometido as  circunstâncias vem para exercitar sua fé.
7: O envolvido vive procurando na Palavra as promessas para a sua vida = o comprometido cumpre a Palavra e as promessas acontecem.
8: O envolvido velho é um problema na igreja = o comprometido maduro é um problema para o diabo.
9: O envolvido precisa fazer festas para se alegrar = o comprometido é sempre alegre.
10:O envolvido freqüenta = o comprometido serve.
11: O envolvido assisti o culto = o comprometido participa do cultos
12: O envolvido sempre espera pelo avivamento =  o comprometido faz parte do avivamento.
13: O envolvido responde, talvez = o comprometido diz: eis-me aqui.
14: O envolvido é influenciado pelo mundo = o comprometido transforma o mundo.
15: O envolvido pode não ir para o céu =mas o comprometido com certeza, estará lá.

Repita comigo: – Deus tem compromisso com quem tem compromisso com ele!

Conclusão:

Existem duas classes de obreiros nas igrejas: envolvidos e comprometidos.

De qual classe você faz parte?

O envolvido é aquele que entrou no evangelho. O comprometido é aquele que o evangelho entrou nele.

 

Ministrado por Pr. Davi Messias

Updated: agosto 24, 2018 — 8:48 pm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 Frontier Theme