Jesus no tanque de Betesda

Jesus no tanque de Betesda

 

 

 

 

 

 

 

JESUS NO TANQUE DE BETESDA

Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus foi até Jerusalém. Ali existe um tanque chamado “Betesda” (que significa Lugar da Misericórdia Divina). Perto das entradas estavam deitados muitos doentes: cegos, aleijados e paralíticos esperando que a água do tanque se movimentasse, pois acreditavam que, de vez em quando, um anjo descia e agitava a água, e o primeiro doente que entrava no tanque depois disso sarava de qualquer doença. Entre eles havia um homem que era doente fazia trinta e oito anos. Jesus viu o homem deitado e, sabendo que fazia todo esse tempo que ele era doente, perguntou: — Você quer ficar curado? Ele respondeu: — Senhor, eu não tenho ninguém para me pôr no tanque quando a água se mexe. Cada vez que eu tento entrar, outro doente entra antes de mim. Então Jesus disse: — Levante-se, pegue a sua cama e ande! No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou a cama e começou a andar. – João 5.1-9 (parafraseado).

Com o passar dos anos, ninguém mais “enxerga” uma pessoa doente assim, pois nos acostumamos com a situação dela. Mas Jesus não é como nós; Ele vê o aflito e o necessitado, não importam quantas BARREIRAS há à sua frente.

1. JESUS VIU ESTE HOMEM, APESAR DA BARREIRA DO CONTEXTO SOCIAL
Aquele contexto social é muito semelhante aos das salas de espera dos hospitais e postos de saúde de hoje em dia, quando faltam médicos e atendimento. Talvez, pior, pois no tanque de Betesda não havia ordem de chegada nem qualquer tipo de prioridade aos casos mais graves, grávidas, crianças, idosos etc.

Era cada um por si e, como sempre, os doentes ricos tinham privilégios, pois podiam contratar e manter empregados para os colocar [até mesmo à força] nos melhores lugares e jogá-los no tanque quando a água se movimentasse. Quanto aos doentes pobres, estes ficavam relegados aos piores lugares, desamparados e “invisíveis”.

Este homem tinha poucas chances naquele contexto social (“Cada vez que eu tento entrar, outro doente entra antes de mim”), mas Jesus olhou por ele e o salvou.

Algo semelhante ocorre em nossos dias: Jesus continua resgatando pessoas inseridas nos mais perversos contextos sociais (famílias desestruturadas, miséria, orfanatos, presídios, ambiente de violência, descaso etc.).

O contexto social influencia o destino de uma pessoa, mas não o define. O que define o nosso destino eterno é o poder de Deus se manifestando em nossas vidas.

2. JESUS VIU ESTE HOMEM, APESAR DA BARREIRA PSICOLÓGICA
Ali era lugar de opressão (muitos doentes amontoados num só lugar), lugar de ansiedade (eles nunca sabia quando a água se moveria), de solidão (“Senhor, eu não tenho ninguém”), de dependência doentia e autopiedade (“Eu não consigo ser curado porque ninguém me ajuda”).

Depois de tantos anos mofando aquele lugar, o emocional deste homem estava de mal a pior; no entanto, apesar do seu lastimável estado psicológico, Jesus olhou por ele e o salvou.

A confusão psicológica de uma pessoa pesa muito, mas o poder de Deus pesa muito mais.

3. JESUS VIU ESTE HOMEM, APESAR DA BARREIRA ESPIRITUAL
Depois de 38 anos esperando um milagre que nunca veio, aquele homem já não tinha nem fé nem esperança; depois de tantos anos de decepção, esperando a visita de um anjo, os seus olhos espirituais se fecharam a tal ponto que não podia ver que o próprio Deus estava ali, o visitando.

Mas Jesus rompeu também esta barreira, olhou por ele e o salvou.

A cegueira espiritual é um grande complicador, mas o poder de Deus é suficiente para abrir os olhos mais fechados.

Conclusão:
Jesus rompeu a barreira da influência negativa daquele contexto social; rompeu as barreiras psicológicas que se formaram no emocional daquele homem e rompeu a cegueira espiritual que o impedia de ver Deus. Jesus viu aquele homem e o salvou.

PONHA EM DISCUSSÃO
1. Quais barreiras Jesus rompeu para poder ver e salvar aquele homem?
Social, psicológica e espiritual.

2. Qual destas barreiras você considera a mais difícil? Por quê?
Respostas pessoais e variadas.

3. O que mais Deus falou ao seu coração através dessa mensagem?
Respostas pessoais e variadas.

 

Jesus no tanque de Betesda, Jesus no tanque de Betesda, Jesus no tanque de Betesda, Jesus no tanque de Betesda, Jesus no tanque de Betesda,

Updated: julho 1, 2015 — 4:10 am

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 Frontier Theme