LIVRES DE OU LIVRES PARA?
“Porém vocês, irmãos, foram chamados para serem livres. Mas não deixem que essa liberdade se torne uma desculpa para permitir que a natureza humana domine vocês. Pelo contrário, que o amor faça com que vocês sirvam uns aos outros” – Gálatas 5.13.
Desde o princípio, o Cristianismo tem sido atacado por duas heresias contrárias: 1) O Legalismo Religioso (tendência a se reduzir à fé cristã aos aspectos puramente materiais e formais das observâncias, práticas e obrigações eclesiásticas) e; 2) O Antinomismo (que significa “literalmente contra a Lei ou contra o sistema da Lei”).
Nesta passagem, o Apóstolo Paulo está combatendo o Antinomismo, presente no coração dos Gálatas, que queriam usar a liberdade em Cristo para viver em pecado. Como um dos frutos desse combate, podemos entender os verdadeiros CONCEITOS da nossa liberdade.
1.1 – SOMOS LIVRES DA ESCRAVIDÃO DA SUPERSTIÇÃO PARA VIVER VIDA PLENA
O homem sem Deus tem medo das coisas que não entende, acredita em tudo que é misticismo, sorte, azar, bruxarias, feitiçarias etc.
Quem está em Cristo é livre para desfrutar de todas as coisas criadas como dádivas boas de Deus (I Tm 4.1-5), na condição de não transgredirmos a lei moral, nem atrapalharmos o nosso bem-estar espiritual ou o dos outros (I Co 6.12-13; 8.7-13).
1.2 – SOMOS LIVRES DA MALDIÇÃO DA LEI PARA VIVER SOB A GRAÇA DE DEUS
A Bíblia assim nos diz: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro), para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido” (Gálatas 3.13, 14).
Quem está em Cristo é justificado pela fé e recebe a salvação pela graça, por meio da fé (Rm 3.19; 6.14-15; Gl 3.23-25).
1.3 – SOMOS LIVRES DA ESCRAVIDÃO DO PECADO PARA VIVER EM SANTIDADE
Jesus respondeu: “Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado” – João 8.34.
Somos livres do pecado para viver em santidade “sem a qual, ninguém verá a Deus”. A santidade só é possível por que fomos livres do domínio do pecado.
CONCLUSÃO
Somos livres da escravidão superstição para uma vida plena, da maldição da Lei para receber a salvação pela graça por meio da fé e da escravidão do pecado para viver em santidade (sem a qual ninguém verá a Deus);
Autor: Pr Ronaldo Franco
PONHA EM DISCUSSÃO
1. O que você entende por Liberdade em Cristo?
2. Somos livres para pecar ou livres do pecado? Explique isso com suas palavras.
[Respostas pessoais e variadas]
3. O que mais Deus falou ao seu coração através dessa mensagem?
[Respostas pessoais e variadas]
livres de ou livres para, livres de ou livres para, livres de ou livres para