Quem cala consente

quem cala consente

QUEM CALA CONSENTE

A Bíblia assevera que “há tempo de estar calado, e tempo de falar” (Eclesiastes 3.7b), mas, honestamente falando, é muito difícil encontrar o equilíbrio, não é mesmo? Para nos ajudar a obter sabedoria, vamos estudar hoje 3 SITUAÇÕES em que a pessoa precisa falar, pois, se não falar, acabará consentindo com o erro.

  1. QUEM CALA CONSENTE → COM A DOMINAÇÃO DO MAL
    Mateus 9.32-33: “Quando eles foram embora, algumas pessoas levaram a Jesus um homem que não podia falar porque estava dominado por um demônio. Logo que o demônio foi expulso, o homem começou a falar”.

    Uma das táticas mais eficazes dos grandes predadores (leões, tigres, ursos, tubarões etc.) é isolar a sua vítima, afastá-la do seu bando. A mesma tática é usada por satanás para dominar e destruir uma pessoa: Fazer com que ela se isole, isto é, que fique calada.

  1. QUEM CALA CONSENTE → COM A ENFERMIDADE
    Tiago 5.16: “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados. A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder”.

    Quando praticamos a “Confissão Horizontal”, isto é, quando confessamos os nossos pecados “uns aos outros” (eu te conto os meus pecados e você me conta os teus) e oramos uns pelos outros, o milagre da cura acontece, para a glória do nome de Jesus.

  1. QUEM CALA CONSENTE → COM A VELHICE PRECOCE
    Salmo 32.3-5: “Enquanto eu me calei, envelheceram os meus ossos… Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim… Confessei-te o meu pecado e a minha maldade não encobri; dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado”.

    Aquele que tenta esconder os pecados sofre uma pressão tão grande — sob o peso da mão de Deus — que acaba envelhecendo precocemente, mas, quando praticamos a “Confissão Vertical”, isto é, quando confessamos os nossos pecados a Deus, somos perdoados e purificados pelo sangue de Jesus e a dor e o peso da nossa culpa do pecado sai de cima de nós.

Conclusão
Quando falar e quando calar? É muito difícil encontrar o equilíbrio entre estas duas coisas. No entanto, a Bíblia nos dá sabedoria a respeito de 3 momentos em que devemos falar:
– Não se cale diante da opressão maligna. Não se deixe dominar pelo mal.
– Não esconda os seus pecados de seus irmãos; a hipocrisia o deixará doente.
– Não deixe de confessar os seus pecados a Deus, isso te trará tanto sofrimento que você acabará envelhecendo precocemente.

Confesse e seja perdoado por Jesus.

Título: Quem cala consente
Autor: Pr Ronaldo Franco – 20/09/2015

Updated: outubro 11, 2015 — 12:02 am

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 Frontier Theme